sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Miss Simpatía!!!!!

Cheguei no Liceo com receio de ser mal recebida, principalmente pelo fato dos alunos serem mais velhos. Sentamos em um círculo e a conversa acontecia a base de perguntas e respostas. As pessoas íam ao microfone e perguntavam algo para alguém do outro país responder. Quando as duas meninas do meu grupo que estavam ao meu lado saíram para ir ao microfone fazer perguntas, fiquei cercada de Uruguaios. Sozinha, tentei manter a calma, até porquê o meu grupo estava do outro lado da sala.
A Uruguaia que ficou do meu lado me perguntou se eu conhecia o cantor brasileiro Armandinho. Era uma grande oportunidade para conversar, fazer novos amigos e coletar material para a investigação do meu grupo: Culinária Uruguaia. Respondi que conhecia, mostrei um pouco mais da música brasileira, recebi uma lista de bandas Uruguaias para escutar e a conversa começou a aumentar. Quanto mais o tempo passava, mais adolescentes Uruguaios se interessavam pela conversa e se aproximavam. Em poucos minutos, formamos uma roda de 8 pessoas no meio da grande roda de perguntas e respostas! Até que então, a coordenadora do Liceo acomodou-se ao nosso lado para controlar a conversa. Saímos do salão para fazer um lanche comunitário, conversamos sobre a adolescência lá, como as escola funciona, como são as festas, a sociedade, a política, a música, e principalmente sobre a incrível culinária Uruguaia. Aprendi novas gírias, usei o meu espanhol misturado com português, e em casos muito extremos o inglês. Ganhei até um Alfajor e uma Napolitana de Queso y Jamon!
Hoje eu destravei, não tenho mais vergonha de falar com as pessoas hispano-hablantes, aprendi muito sobre essa cultura tão próxima, mas com algumas coisas tão diferentes do meu país. Hoje, eu realmente entendi o motivo desse intercâmbio.
Beijos,
Ana Luiza.

Um comentário:

  1. Ana querida que texto sensacional adorei!!!!
    Muito show este momento com os hermanos!!!

    ResponderExcluir